quarta-feira, 21 de abril de 2010

Visita á minha Terra Natal


Botes ou canoas descansando nas sagradas e belas praias da ilha do Maio, como que esperando a hora ou momento, para serem ocupados para mais uma faina pesqueira ou lazer, onde o ganha pao arriscando a vida para o sustento da familia, sem ter a certeza do que vai trazer, mas sempre esperançado num dia melhor.Botes construidas com suor e sacrificios, botes a remos, rudimentares, mas mesmo assim tripulados com coragem e inteligencia enfrentando o mar, ora de calma, ora de momentos difíceis que as vezes leva a um porto longe da terra mae, ou talvéz a um caminho de não retorno.Urge a Comunidade e ao Governo unir recursos para que a vida dos marinheiros dessa ilha seja mais condigna, com uma incentivação apropriada, fazendo uso de technologia moderna que podera resultar benéfica à ilha, as pessoas e a toda comunidade.

Bela e antiga igreja maiense

Vista parcial de uma das mais belas e antigas igrejas da ilha e nao só. A visão dessa imagem reflecte a fé dos Maienses, sonhando sempre, que um dia as perspectivas de uma vida mais afolgada seja uma realidade palpavel, assim satisfazendo os desejos de todos.
A fé é uma das faculdades do Caboverdiano. Desde o início da povoação de Cabo Verde a fé ou a esperança tem sido o móbil da preserverança e da concordia, a despeito de grandes dificuldades naturais e humanas, o povo das Ilhas, e neste caso as pessoas da ilha do Maio, continuam esperançadas num amanhã de prosperidades, onde a vida poderá ser, em vez de incertezas mas de certezas.

Benvindo á Ilha do Maio


A ilha do Maio tem uma area de 265 km2, com uma população de cerca de 7000 habitantes, pertence às ilhas do grupo Sotavento e tem as seguintes cooredenadas: Latitude 15° 06' N e 15° 20' N Longitude 23° 05' W e 23° 14' W.O ponto mais alto chama se Monte Penoso e tem uma elevação máxima de 436 m. Vila do Porto Ingles ou Vila do Maio é o maior centro urbano da ilha.Segundo reza a história, em 1642 ja contava com algumas almas vivas talvéz alguns pessoas que dedicavam a pastagem de animais e outros afazeres.


Dizem que foi descoberta em 1460, mas há uma outra versão que diz nos anos de 1446 foi visitada pelos navegadores chamados Antonio da Nola, Vicente de Lagos e Luis de Cadamosto. Seja como for, a ilha do Maio, é uma das mais belas e pobres das ilhas de Cabo Verde, com promissoras boas condições turisticas naturais, nao se compreende porque ela continua ainda quase dormindo o sono colonial, esperando pacientemente por um desenvolvimento, que poderá mlhorar o nível de vida dos Maienses e engrandecer mais a nação Caboverdiana.No princípio da sua descoberta, ela foi muito cobiçada pelos colonizadores e traficantes por sua enorme produção natural de sal, que nos tempos de então era considerada muito lucrativa, mas infelizmente pouco beneficiou as suas gentes e a ilha.


Maio sempre teve influencias de outras nacionalidades, como os Ingleses, Americanos, etc e naturalmente os Portugueses; por exemplo, a Vila do Maio era antigamente chamado Porto Ingles.Da diáspora, os Maienses contribuiem e participem grandemente para a melhoria da ilha, enviando remessas monetárias ou víveres / mercadorias para o sustentamento economico da população e da ilha. A seguir algumas imagens ou fotos desta bela e promissora ilha, mostrando suas gentes, suas paisagens e perspectivas dum próximo e risonho futuro.

sábado, 17 de abril de 2010

Belezas naturais da ilha do maio





Para muitas, esta ilhas é uma imensa praia de areia branca e fina e de aguas límpidas, com algumas coisas pelo meio. Há Praias por toda a parte destacando as de ponta preta, a mais preferida dos turistas. para os amantes do windsurf e de outras actividades naúticas, a extensa praia de "Bitche Roctha"defrente de vila.