sexta-feira, 25 de junho de 2010

presidente da câmara Municipal do Maio visita Holanda e luxemburgo

O Presidente da Câmara Municipal do Maio, Eng. Manuel Ribeiro, e o Vereador António Agues terminam amanhã, terça-feira, uma dupla visita a Luxemburgo e Holanda. Esta visita teve como objectivo reunir com os emigrantes maenses radicados nestes dois países para apresentar o Plano Municipal para o Desenvolvimento Local e também ouvir as preocupações e sugestões.
Durante esta visita Manuel Ribeiro e António Agues reuniram com maenses radicados em Luxemburgo na sexta-feira, dia 4 de Maio, no Centro Cultural e Social Português, na cidade de Esch e com os emigrantes maenses na Holanda no domingo, dia 6 de Maio, no Consulado de Cabo Verde em Roterdão, sendo em Roterdão o encontro contou também com a presença da Deputada Joana Rosa.
Durante os dois encontros os governantes maenses falaram da situação actual da ilha, apresentaram o Plano Municipal para o Desenvolvimento Local do concelho e falaram ainda da importância da diáspora maense no processo desenvolvimento da ilha. Da parte dos emigrantes houve varias intervenções com criticas, elogios, sugestões e algumas questões. Os emigrantes maenses mostraram-se preocupados com algumas questões que marcam a actualidade da ilha natal e, sobretudo, com questões relacionados com a diáspora.
Recorde-se que este é o quarto mandato do Eng. Ribeiro á frente dos destinos da Câmara Municipal do Maio e esta foi a primeira visita oficial a estes dois países, pelo que os emigrantes mostraram-se muito satisfeito pela visita.

Barreirense FC perde frente ao Sporting da Praia


A equipa do Barreirense FC sofreu, este sábado, uma pesada derrota frente ao tetra campeão nacional, Sporting da Praia, no jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos do Campeonato Nacional de Futebol. O campeão maense perdeu por cinco bolas a duas, num jogo em que a defesa esteve muito mal.

À partida para este jogo os homens comandados por Malaquias já sabiam que não teriam uma tarefa facil pela frente, dado que iam ter pela frente o tetra campeão nacional e o vencedor do Campeonato Regional de Santiago Sul. Uma primeira parte desastrosa complicou mais ainda as coisas para o lado dos encarnados. Logo aos 11 minutos Theodore na sequência de um canto em, mas pouco depois a arbitra da partida Alcídia Brito prejudicou a equipa do Barreiro ao não assinalar grande penalidade por mão na bola de Loloti dentro da grande área. Aos 36 minutos o Sporting chegou ao segundo golo por Tom após uma má reposição da bola do guerda-redes Vanú. Dois minutos depois a defesa barreirense voltou a facilitar e Gamara aproveitou para a fazer o 3 a 0 resultado ao intrevalo.

No reatamento a passividade da defesa do Barreirense continuou e aos 48 minutos Tom bisou na partida colocando o resultado em 4 a 0. Mas um minuto depois, aos 49, Tatino reduziu para 4-1 numa excelente iniciativa individual e aos 51 minutos Zico fez o 4-2 após um cruzamento-remate de Tote Fatinha. A Equipa maense moralizou e Vanú ainda defendeu uma grande penalidade de Loloti. So que já perto do final da partida Felix fixou o resultado final em 5 a 2.
Com este resultado os campeões maense partem para a segunda jornada do Nacional no último lugar do grupo B. Na próxima jornada Barreirense irá receber o Académico do Sal no Estádio Municipal do Maio, mas antes vão viajar para Fogo para disputar a primeira eliminatória da Taça de Cabo Verde frente ao Botafogo, já esta terça-feira

Maio sem ligação maritima há 2 duas semana







A ilha do Maio encontra-se novamente isolada da capital do País devido á falta de ligação marítima. Há mais de duas semana sem ligação marítima á cidade da Praia, Djarmai começa a sentir as consequências deste isolamento e alguns bens começam a esgotar na ilha. Muitos comerciantes não consegue fazer chegar os seus produtos á ilha do Porto Inglês, acumulando prejuízos e esgotando o stock de alguns produtos alimentares e materiais de construção civil.
Sem nenhuma explicação da parte dos operadores que asseguram esta ligação, as autoridades parecem incapazes de resolver esta situação para dezespero do povo maense. Esta é uma situação que acontece frequentemente e que vem arrastando ao longo do tempo sem que quem de direito tome uma atitude no sentido de acautelar uma resolução definitiva ou de longo prazo.